BLOG / NOTÍCIAS > Arquivos

 

Contabilidade Consultiva: o que é e a importância para sua empresa


A Contabilidade Consultiva hoje em dia está ganhando um papel estratégico para o crescimento das empresas. 

O trabalho vai muito além de recolher documentos e dados fiscais, emitir e enviar guias de impostos, fazer toda a escrituração contábil e, por fim, enviar tudo para o Fisco. 

O mais importante para os empresários conectados com a nova realidade do mercado é saber o que fazer com todas estas informações fiscais e contábeis. 

E é por isso que as empresas estão buscando cada vez mais por uma Contabilidade Consultiva.

Como surgiu a Contabilidade Consultiva?

Trata-se de uma evolução da própria Contabilidade para um modelo de negócio em que o contador atua mais próximo da realidade das empresas, interagindo de maneira estratégica, para garantir os melhores resultados.

Primeiramente, vamos entender melhor a Contabilidade como um todo. 

Os conceitos aqui apresentados fazem parte do estudo acadêmico “Contabilidade Gerencial Consultiva: Análise Bibliométrica das Publicações no Brasil e no Mundo”, que traz um panorama geral e delimita bem as áreas de atuação:

  • “Contabilidade é a ciência social que estuda, analisa, interpreta e controla o patrimônio das entidades, acompanha os fatos ocorridos durante atividade do dia-a-dia e avalia a situação econômica financeira da organização, e através das informações, verifica a composição e variações da riqueza patrimonial. (OLIVEIRA; NAGATSUKA, 2000, p 214). “

Porém, com o tempo, a Contabilidade passou a ser vista como um meio de identificação, medição e comunicação de informações econômicas e financeiras, com a finalidade de permitir julgamentos e tomadas de decisão por parte da empresa.   

Dessa forma, ela foi ganhando um caráter gerencial, cuja tarefa básica passou a ser a seguinte: gerar e interpretar informações que aumentem a eficácia, a eficiência e a efetividade dos negócios.

Portanto, foi a própria demanda do mercado que gerou as bases para o surgimento da Contabilidade Consultiva. 

Afinal, o que é a Contabilidade Consultiva?

Contabilidade Consultiva: o que é e a importância para sua empresa

A palavra ‘consultiva’, que vem qualificando a forma deste tipo de contabilidade, refere-se à consulta/consultório. Sua função é dar um parecer, emitir uma opinião, formular um conselho ou sugestões. Ou seja, significa operar como um órgão consultivo. 

  • Nesse sentido, a Contabilidade Consultiva pode ser entendida como “um novo modelo de relacionamento entre o contador e as informações oferecidas para o empresário, para Rocha (2018) contabilidade consultiva é o modelo de negócios no qual o contador atua de forma mais próxima dos empresários”, como aponta o mesmo estudo.

Sua aplicabilidade, portanto, decorre da necessidade das empresas em obter informações mais precisas para a análise e tomada de decisão. 

Assim sendo, a Contabilidade Consultiva entrega não só a escrituração, mas também os diagnósticos, além de apresentar insights que ajudam a melhorar o resultado da empresa.

Quais são as qualificações do Contador Consultivo?

Em suma, o consultor é um profissional experimentado e especializado em sua área de atuação, que dá suporte para empresas ou pessoas. O objetivo é melhorar processos e qualificar os resultados. 

A gestão das empresas é o principal fator de sucesso dos empreendedores. Segundo levantamento do Sebrae, Sobrevivência de Empresas (2020), a taxa de mortalidade nas MEIs é de 29%. Já nas microempresas é de 21,6% e nas de pequeno porte, de 17%.

Por isso, os contadores de maior sucesso são os que estão participando mais diretamente dos negócios. Eles ajudam as empresas na solução dos problemas. 

O Contador Consultivo não participa diretamente na decisão. Mas, auxilia e esclarece, a partir da análise dos relatórios, extraindo informações úteis para os objetivos estratégicos da empresa. 

Por conseguinte, ele precisa ter a habilidade de transformar aquilo que é tradicional e pouco significativo em uma coisa boa de apreciar. E isso é uma arte!

Como funciona a contabilidade consultiva?

Contabilidade Consultiva: o que é e a importância para sua empresa

Em primeiro lugar, o escritório precisa ser encarado como parceiro, não como despesa. E tudo começa a partir de uma relação de confiança, que cresce com o tempo. 

E isso só poderá acontecer se o Contador Consultivo prestar um serviço extremamente personalizado. Tudo é feito com base nas necessidades e especificidades do seu negócio. 

Ele levanta os dados e analisa as movimentações para oferecer as melhores estratégias para o crescimento da empresa. 

Juntos, contador e gestor, desenham os planos de ação sintonizados com a realidade da empresa e do mercado. 

A comunicação entre ambos precisa ser transparente e objetiva, em uma parceria mútua. 

Qual o impacto da Contabilidade Consultiva na minha empresa?

Contratar uma Contabilidade Consultiva é certamente o primeiro passo para levar sua empresa a outro patamar. 

Em síntese, ela visa a gestão global do negócio; faz o planejamento fiscal, financeiro e estratégico; utiliza as melhores ferramentas de controle financeiro; prepara sua empresa para atender adequadamente às demandas do mercado; além de orientar e direcionar o negócio estrategicamente. 

O impacto no seu negócio atinge todas as áreas. Veja alguns dos benefícios diretos. 

Fácil acesso

O principal benefício da Contabilidade Consultiva é que ela está mais próxima ao seu negócio. E esta proximidade só tende a aumentar, de forma que ela passa a fazer parte dele. 

Redução de despesas

Com processos sistematizados e automatizados, o acompanhamento do resultado é em tempo real, permitindo economia de tempo, aumento da produtividade e melhorias constantes. 

Mais inovação

A Contabilidade Consultiva utiliza muita tecnologia para leitura e análise de dados. Com informações mais precisas, você poderá investir em estratégias inovadoras para alavancar o negócio.

Agrega valor

Juntando redução de custos e inovação, o saldo é muito positivo, permitindo uma visão mais estratégica, maior competitividade e a sustentabilidade do negócio por muito mais tempo. 

Conclusão

Agora que você já sabe o que é a Contabilidade Consultiva e porque ela pode significar o sucesso da sua empresa, fale com a gente na MMG Contadores. Somos especialistas no assunto. 

A partir do momento em que você enxergar a verdade dos seus números, seu planejamento ganha qualidade, as decisões ficam mais realistas e o crescimento torna-se sustentável. 

Você gostou do artigo? Então, preencha seus dados abaixo e receba mais informações exclusivas, que vão ajudar você a turbinar sua empresa.