BLOG / NOTÍCIAS > Arquivos

 

As melhores práticas de Gestão Fiscal e Tributária para crescer sua empresa


As melhores práticas de Gestão Fiscal e Tributária para fazer sua empresa crescer

Para que uma empresa consiga crescer é necessário que ela desenvolva uma boa gestão fiscal e tributária. As melhores práticas nessa área são cruciais. 

É importante que os gestores busquem informações sobre os tributos incidentes sobre seus negócios, os regimes tributários disponíveis, as formas de incentivos fiscais existentes, bem como os procedimentos para a apuração e recolhimento de tributos.

Essas etapas bem executadas podem colaborar para aumentar a competitividade e gerar mais empregos.

Neste artigo você vai saber o que pode acontecer com sua empresa se ela for vítima de uma má gestão fiscal e tributária. E vai conhecer também as 5 melhores práticas do mercado para fazer sua empresa crescer, como ela merece.

 

Quais são as 5 piores consequências da má gestão fiscal e tributária?

As melhores práticas de Gestão Fiscal e Tributária para fazer sua empresa crescer

Não cuidar da gestão fiscal e tributária de uma empresa pode acarretar em diversas consequências negativas, tanto para o gestor quanto para a empresa como um todo. 

Entre as piores consequências estão:

 

  • Aumento da inadimplência

Um dos principais problemas enfrentados por empresas que não cuidam da gestão fiscal e tributária é o aumento da inadimplência. Isso acontece porque os credores percebem que a empresa está com dificuldades financeiras e, por isso, não tem condições de pagar as dívidas.

 

  • Perda de credibilidade

Quando uma empresa não cuida da gestão fiscal e tributária, os credores ficam desconfiados e isso acaba afetando a credibilidade da empresa perante o mercado. Com isso, pode haver redução do faturamento e até mesmo a saída de clientes.

 

  • Maior risco de calote

Além de ter um aumento na inadimplência, as empresas que não cuidam da gestão fiscal e tributária correm o risco de ter seu crédito limitado e, até mesmo, de sofrer um calote. Isso acontece porque os credores sabem que a empresa está com dificuldades financeiras e, por isso, podem não ter confiança para emprestar dinheiro.

 

  • Multas e penalidades

Uma empresa com débitos tributários não está isenta de multas e juros, que podem chegar a valores bem altos. Além disso, a inadimplência fiscal gera inúmeros problemas, como a perda de crédito junto aos fornecedores, a restrição de empréstimos e a intervenção da Receita Federal no negócio.

 

  • Prejuízos financeiros

Os prejuízos financeiros são um dos principais problemas enfrentados por empresas que não cuidam da gestão fiscal e tributária. Isso acontece porque essas empresas acabam pagando mais impostos do que deviam, tendo que arcar com multas e juros elevados, além de ter a receita comprometida.

 

E a coisa não para por aqui!

A falta de regularidade fiscal pode levar à suspensão das atividades da empresa, o que gera prejuízos financeiros, econômicos e sociais, contaminando todo o ambiente de negócios.

Com toda a certeza, a concorrência acirrada no mercado de hoje faz com que qualquer empresa que não esteja em dia com suas obrigações fiscais corra o risco de perder mercado.

A falta de gestão fiscal adequada pode levar ainda a um aumento dos custos da empresa, o que diminui sua competitividade.

Isso sem falar nos processos judiciais. Quando a empresa não cumpre suas obrigações fiscais, há grandes chances de enfrentar ações na justiça, o que traz custos elevados para a empresa e levar à sua falência.

 

E quais são as 5 melhores práticas da gestão fiscal e tributária?

As melhores práticas de Gestão Fiscal e Tributária para fazer sua empresa crescer

 

Os gestores das empresas precisam estar cientes de quais são as melhores práticas da gestão fiscal e tributária para garantir o seu crescimento. 

A maioria comete erros na hora de lidar com impostos. Por isso, o suporte de um profissional gabaritado é fundamental.

Ele domina a legislação tributária vigente e sabe qual é a base de cálculo, para não cair em armadilhas. 

Os especialistas também ajudam a manter as finanças em dia. Quanto mais endividada com o governo, mais difícil fica para obter benefícios fiscais.

Além disso, é importante planejar bem as compras e as vendas. É preciso estar atento aos prazos de pagamento e às datas de vencimento dos tributos. Se possível, negociar com os fornecedores e clientes para reduzir os custos tributários.

 

Confira agora as melhores práticas da boa gestão fiscal e tributária para sua empresa:

 

  • Controle suas Notas Fiscais

Emitir notas fiscais faz parte da rotina administrativa em qualquer ramo de atividade,  tanto entre empresas quanto para o consumidor final. A automatização desse processo deixou o trabalho mais fácil e ágil. Contudo, é preciso controlar cada uma das emissões e ter rápido acesso a elas, quando necessário.

 

  • Faça seu Planejamento Tributário

Quanto mais desenvolvida a empresa, maior deve ser o cuidado com planejamento tributário. Posto que, isso evita gastos desnecessários, assegura a legalidade do negócio e mantém as operações funcionando. Além de reduzir possíveis correções, prever custos e prevenir riscos quanto a multas ou outras sanções.

 

  • Cumpra com suas obrigações

Fique de olho nas obrigações fiscais e nas obrigações tributárias (principais ou acessórias), que envolvem emissão de notas fiscais e pagamento de impostos. Ao mesmo tempo, fazem parte também: a análise de dados fiscais, apuração dos impostos e faturamento empresarial, que são as obrigações contábeis.

 

  • Conte com um Auditor Fiscal

O auditor é responsável por conferir o pagamento de todos os tributos. Caso encontre alguma irregularidade, ele corrige antes que os órgãos competentes o façam. Essa auditoria é feita por um contador específico, sem vínculos empregatícios, para manter o controle tributário.

 

  • Aproveite os Benefícios Fiscais

Tratam-se dos incentivos oferecidos pelo governo para aliviar, ou isentar, o pagamento de cargas tributárias. Dessa forma, as empresas podem aumentar sua competitividade no mercado. É importante ficar esperto, porque não existem muitos requisitos pré-estabelecidos para se beneficiar. 

As melhores práticas de Gestão Fiscal e Tributária para fazer sua empresa crescer

 

Conclusão

Sem dúvida, você já deve ter percebido o quanto é importante contar com o apoio de um serviço de contabilidade especializado nessa área, que também esteja preparado para prestar uma assessoria empresarial. 

Para saber mais, leia também o artigo “Contabilidade Consultiva: o que é e a importância para sua empresa“.

A MMG Contadores está permanentemente atenta às mudanças na legislação tributária, sempre se atualizando e buscando soluções para se adaptar da melhor forma possível às novas regras.

Você pode contar com nossos profissionais para planejar as despesas tributárias da empresa de forma a minimizar os custos e maximizar os benefícios.

Por fim, vamos deixar uma última dica: visite o nosso site. Nele, você encontrará mais informações sobre gestão fiscal e tributária e poderá contar com o apoio de nossos experientes profissionais.

Preencha o formulário abaixo. Compartilhe os desafios da gestão de sua empresa e vamos conversar sobre um futuro melhor para todos nós!

Conte conosco!