Os novos desafios da Gestão do Departamento Pessoal e Relações de Trabalho – 2023
As novas gerações trazem consigo novas perspectivas sobre trabalho e vida pessoal. São profissionais que buscam cada vez mais qualidade de vida, autonomia e significado no que fazem. Assim sendo, esses novos valores impactam diretamente na gestão de departamento pessoal e relações de trabalho, que precisam se adaptar a essas mudanças.
Inegavelmente, os profissionais mais jovens não estão interessados apenas em remuneração e estabilidade. Eles buscam uma ocupação que vá de encontro a seus princípios e estilo de vida.
De fato, as empresas precisam se preparar para oferecer, além da oportunidade de emprego, uma boa experiência aos profissionais. E essa jornada tem início quando ele ainda é só um candidato.
Quanto maior eficácia na seleção, mais os profissionais conseguem se enxergar conquistando a vaga. E isso os motiva.
Como resultado, ele inicia seu contrato muito mais engajado do que os aprovados no recrutamento tradicional e a empresa também sai beneficiada, com mais produtividade.
Ainda mais, a empresa otimiza tempo e dinheiro que seriam gastos com a integração e adaptação do novo colaborador.
O novo Departamento Pessoal
Os profissionais de Recursos Humanos são os responsáveis por equilibrar a balança de interesses.
Se, da sua perspectiva, o empregado quer maior liberdade e flexibilidade para conciliar vida pessoal e profissional. Por outro lado, a empresa busca se adaptar às novas demandas, mas sem perder de vista a segurança jurídica.
Nesse sentido, é importante manter um bom diálogo com seus empregados para entender quais são as suas expectativas. Dessa forma, você consegue adequar as condições de trabalho às necessidades dos colaboradores e, assim, evitar possíveis problemas jurídicos.
Antes de contratar o novo funcionário, estabeleça regras claras sobre as responsabilidades dele. Isso evita que conflitos jurídicos surjam posteriormente.
É importante que a empresa também defina os cargos e os salários. Essa informação deve constar no contrato de trabalho para evitar que haja divergências no futuro.
Impactos da Contabilidade no Departamento pessoal e Relações do Trabalho
Para todos os efeitos, o trabalho da contabilidade é cuidar do setor financeiro de uma empresa e propor alternativas para diminuir custos, escolher melhor o regime tributário, aplicar políticas de remuneração, revisar benefícios, entre outros.
No que se refere à folha de pagamentos, a contabilidade evita muitos problemas, porque calcula com precisão os valores que cada colaborador deve receber.
Isso é fundamental para prevenir despesas desnecessárias, além de garantir que a empresa siga sempre em conformidade com as leis e se previna de problemas trabalhistas.
Sinergia e maior controle
Sem dúvida, buscar a sinergia entre contabilidade e departamento pessoal é a melhor forma de garantir o cumprimento dos prazos previstos em lei. E isso inclui obrigações trabalhistas, como horas extras, férias e 13º salário.
A contabilidade pode dar suporte também na contratação de novos funcionários. Ela pode organizar e direcionar o recrutamento, além de reunir toda a documentação que dá início ao processo.
Com isso, ela reduz a carga de trabalho da equipe de RH que, por sua vez,
otimiza a gestão e ainda assegura que a empresa esteja cumprindo todas as obrigações previstas na legislação para cada funcionário.
Protegendo o caixa da empresa
A contabilidade também ajuda no controle de benefícios como os vales transporte, refeição, alimentação e programas de bem-estar para os colaboradores, que impactam o caixa da empresa.
Não é raro encontrar empresas que perdem dinheiro por não controlar direito ou não calcular corretamente cada item.
Outro fator importante é que, quando este trabalho é realizado pela contabilidade, não ocorrem distinções nem privilégios para este ou aquele funcionário. O que também protege o caixa da empresa.
Experiência e visão estratégica
Se o trabalho é realizado por um escritório de contabilidade experiente, como a MMG Contadores, na apuração dos resultados é possível avaliar o desempenho de cada setor, enxugar custos e melhorar a produtividade geral da empresa.
Portanto, a experiência de uma contabilidade bem feita agrega valor e oferece o melhor custo-benefício tanto para o departamento pessoal como para a empresa como um todo.
Principais tendências e o futuro do Departamento Pessoal
É cada vez mais comum encontrar empresários queixosos por causa do comportamento das novas gerações no ambiente de trabalho.
As reclamações, justas ou não, vão desde a falta de adaptação aos padrões da empresa até o excesso de exigências, passando pelo pouco comprometimento com a equipe.
Isso, por si só, já justifica a necessidade de desenvolver políticas de recrutamento e retenção voltadas para as novas gerações. Além de acompanhar a evolução das carreiras e identificar novas oportunidades de contratação.
Como vimos, equilibrar a vida pessoal com a carreira profissional é outro ponto importante. Para isso, é aconselhável implementar programas de qualidade de vida no trabalho.
E junto com a revolução digital surgiram outras preocupações, como cuidar da imagem da empresa nas redes sociais, gerenciar bem as informações confidenciais dos funcionários e acompanhar as mudanças nas leis trabalhistas decorrentes do home office.
Tecnologia e Inteligência
O avanço tecnológico também introduziu no mercado diversas soluções de inteligência e otimização.
Em função deste novo cenário, as empresas têm apostado em uma gestão humanizada e voltada para os resultados, tornando todos os departamentos mais estratégicos e colaborativos, inclusive o DP.
A tendência é que o uso de ferramentas de gestão e automação permita um trabalho mais eficiente, com redução do trabalho manual e, consequentemente, da margem de erros.
O departamento pessoal só tende a crescer com a unificação e automatização, pois cria as melhores condições para atuar lado a lado com a contabilidade.
Inteligência Artificial e Big Data agora fazem parte da rotina das empresas que estão interessadas em atualizar seus processos, a partir da transformação digital.
De fato, o departamento pessoal pode ir muito além de um processo operacional e funcionar de maneira estratégica.
O desafio agora é ser um fornecedor de dados, apurados junto à contabilidade, para fazer com que a empresa se posicione melhor no mercado e faça uso das melhores soluções tecnológicas disponíveis.
Conclusão
A MMG Contadores dispõe de uma equipe de especialistas em Departamento Pessoal e Relações de Trabalho que vai ajudar você a superar estes novos desafios.
Um ambiente de confiança e transparência é fundamental para que as relações de trabalho funcionem bem.
A credibilidade de um escritório de contabilidade experiente, associada a um Departamento Pessoal moderno e eficiente, gera tranquilidade e segurança para todos os envolvidos.
Fale com a gente e peça uma consultoria gratuita. Você vai ver que o futuro já está batendo à sua porta.
Venha crescer com a gente!