BLOG / NOTÍCIAS > Arquivos

 

Tendências da Contabilidade/2023: atendimento humanizado e atualização tecnológica


Tendências da Contabilidade/2023: atendimento humanizado e atualização tecnológica

A Contabilidade é um setor que precisa estar sempre atualizado, não só em termos de legislação, como também em relação às novas tendências do mercado e aos avanços tecnológicos. Esse é o objetivo MMG Contadores para 2023: trazer cada vez mais recursos para promover um atendimento humanizado, focado nas necessidades da sua empresa. 

Não há como fechar os olhos para o fato de que a tecnologia veio como um tsunami na vida das pessoas e das empresas. Reconhecer é o primeiro passo para aprender a utilizar estes recursos em favor dos serviços contábeis. 

A robotização, decorrente do desenvolvimento da Inteligência Artificial, é um caminho sem volta. 

O ganho da automação contábil

Sem dúvida, a substituição de processos manuais por automatizados é um ganho fantástico. 

O setor Contábil vem caminhando na direção da adesão de novas tecnologias na forma de analisar o crescente volume de dados complexos. 

As tecnologias baseadas em automação podem ajudar as equipes contábeis e fiscais a se tornarem mais proativas dentro das empresas, entregando inteligência financeira, em tempo real, para os empresários.

O desafio da alta performance contábil

Nesse sentido, o contador moderno começa a se reinventar. O foco passa a ser a alta performance, atuando de forma cada vez mais interativa e sinérgica. 

O objetivo é se aproximar mais das empresas, desempenhando uma Contabilidade Consultiva, com análise de gestão, governança corporativa, auditoria, contabilidade financeira, departamento pessoal e outros segmentos essenciais.

Por mais que a tecnologia seja relevante – e ela é – a essência do trabalho do contador continua sendo dar suporte à empresa, com uma Contabilidade Completa, associada a uma Assessoria Empresarial Estratégica.  

Atendimento humanizado e atendimento robótico: qual a diferença?

Tendências da Contabilidade/2023: atendimento humanizado e atualização tecnológica

A essa altura você já deve estar se perguntando: será que é possível utilizar recursos tecnológicos e ainda oferecer um atendimento humanizado?

A resposta é SIM!

Puxando pela memória, a gente certamente vai se lembrar de muitas pessoas que fazem um atendimento robótico. Em outras palavras, frio e distante. 

Parece que a pessoa está recitando um script e não aparenta qualquer iniciativa para realmente ajudar. Muitas vezes, ela sequer consegue ouvir. 

Por outro lado, hoje em dia é possível utilizar os recursos tecnológicos para melhorar a experiência do cliente, automatizando parte da comunicação. 

Quais os benefícios do atendimento automatizado?

Antes de mais nada, é importante saber como oferecer esse tipo de contato, para que ele seja ao mesmo tempo automatizado e personalizado. 

Mesmo porque, a tecnologia oferece inúmeros benefícios que não podem ser desprezados. Veja alguns:

  • Reduz o tempo de espera do cliente; 
  • Atendimento imediato, 24 horas por dia, 07 dias da semana; 
  • Direciona o cliente de acordo com o assunto;
  • Prioriza as demandas mais complexas;
  • Soluciona problemas sem que o cliente tenha que se deslocar;
  • Diminui o tempo médio de atendimento; 
  • Gera novas experiências para o consumidor;
  • Aumenta a produtividade da equipe.

 

O que desejam os clientes?

Um levantamento feito pela Zendesk, especializada em atendimento ao cliente, revelou o que os consumidores querem: 

  • 92% desejam ser tratados com dignidade;
  • 76% desejam a segurança de que os seus problemas não se repetirão;
  • 74% desejam uma explicação;
  • 72% desejam um agradecimento;
  • 63% desejam uma chance de desabafar;
  • 62% desejam um pedido de desculpas.

Decerto, isso implica em um atendimento gentil e empático, com uma boa dose de otimismo. Mais ainda: que seja criativo o suficiente para despertar curiosidade e entusiasmo no encaminhamento da solução dos problemas. 

Qual a importância do atendimento humanizado e como implantar na sua empresa?

Tendências da Contabilidade/2023: atendimento humanizado e atualização tecnológica

Como vimos, humanizar o atendimento é importante para estreitar a relação com o cliente e oferecer a ele uma experiência satisfatória, de acordo com as expectativas dele. 

Assim sendo, quanto mais recursos utilizar melhor, sejam tecnológicos ou por meio de atendentes de carne e osso. Aliás, o ideal é que eles sejam complementares. 

O fundamental é colocar as necessidades do cliente em primeiríssimo lugar, sem abrir mão da tecnologia. Uma vez que, além da Inteligência Artificial, esses sistemas contam com o Aprendizado de Máquina. 

Isso significa que eles são capazes de entender as demandas mais particulares dos consumidores e seus comportamentos, além de proporcionar personalização e um toque humano.

O resultado de tudo isso é que a empresa melhora a experiência do cliente, amplia a satisfação e a fidelização, elevando a reputação da marca.

Como implementar um atendimento humanizado?

Valorizar o aspecto humano na comunicação com o cliente é a peça chave deste quebra cabeças.

Portanto, o primeiro passo é conhecer bem o perfil do seu cliente para atendê-lo em suas expectativas. Isso significa que você deve trazê-lo para o centro das suas estratégias de negócio. 

A partir daí, remodele seu sistema de autoatendimento, utilizando chatbots com repertório de perguntas coerentes com a linguagem e com os valores do cliente.

Treine constantemente as equipes de atendentes para que haja sintonia com o sistema automatizado. 

E mais importante, incorpore a humanização à sua cultura organizacional.

Conclusão

Tendências da Contabilidade/2023: atendimento humanizado e atualização tecnológica

Mesmo com o avanço tecnológico, o atendimento humanizado está em alta em 2023 e deve se manter como forte tendência para os próximos anos.

Esse é um diferencial que agrega muito valor para as empresas e eleva o relacionamento com os clientes a um patamar muito superior.

Você gostaria de ter um atendimento contábil com este perfil?

A MMG Contadores tem como um de seus pilares o atendimento humanizado em todos os pontos de contato com seus clientes. 

Nós associamos a facilidade da contabilidade digital com o atendimento humanizado, por e-mails, mensagens ou telefone. Na MMG você escolhe o que mais funciona para seu negócio.

Fale com a gente e peça uma consultoria gratuita. Queremos ouvir você e ajudar no que for preciso.